Um Estranho Dia No Passeio Marítimo de Algés
Depois de um primeiro dia onde a deslocação no recinto era difícil de tão lotado que
este estava, o segundo dia foi um absoluto e estranho inverso.






Galeria Completa “Alta Avenue” aqui:
O dia no palco principal começou com uma girl In Red que até no público mergulhou.
De seguida, Thye Wombats subiram a esse mesmo palco. À entrada, pediram desculpa
por não ser Sam Fender – de recordar que o artista britânico teve que cancelar o
concerto à última da hora por problemas nas cordas vocais.






Galeria Completa “Mother Mother” aqui:
Com dois LP’s lançados nos últimos anos, de “Oh! The Ocean” (2025) ouviu-se logo o
tema de abertura, ‘Sorry I’m Late, I Didn’t Want to Come’. De “Fix Yourself, Not the
World” (2022) começou-se por ouvir ‘Ready For The High’, tema onde a banda
britânica viu o palco invadido pelo… próprio tour manager… fingindo tocar trompete…
vestido de wombat!






Galeria Completa “Girl In Red” aqui:
A acapela ‘Tales of Girls, Boys and Marsupials’ deu início à segunda parte do concerto
que teve direito… a duas músicas sobre limões – ‘Pink Lemonade’ e ‘Lemon to a Knife
Fight’. A despedida fez ao som de ‘Let’s Dance to Joy Division’, single do primeiro
álbum da banda, na promessa de não demorarem 12 anos a voltarem a Portugal.






Galeria Completa “The Wombats” aqui:
Já com a noite posta, Justice subiu ao palco principal. Foi um bom DJ set, com boa luz,
mas com os sons graves demasiado altos. Ainda assim, o principal problema foi outro:
a gritante ausência de público. Foi, provavelmente, o concerto com menor audiência
de sempre no palco principal do Alive.






Galeria Completa “The Backseat Lovers” aqui:
De seguida, Anyma tomou as rédeas do palco NOS. O jogo-espectáculo de luzes que o
ítalo-americano trouxe para o Passeio Marítimo de Algés foi de cortar a respiração.
Mas, após uma hora set começou a haver dispersão no pouco público presente – não
se contaram mais de 17 mil pessoas no recinto ao longo do dia. Pode um DJ ser o
cabeça-de-cartaz de um festival? Um DJ trabalha, remistura e transita música outrora
criada. Música essa que o NOS Alive sempre ajudou a repercutir e a gerar mais música.
Tal deve ser motivo de reflexão.






Galeria Completa “The Teskey Brothers” aqui:
Para fechar a noite St. Vincent assumiu as devidas responsabilidades no palco
Heineken. Num alinhamento maioritariamente composto por temas do seu VII e mais
recente trabalho de originais – “All Born Screaming” (2024), apenas o primeiro
trabalho da artista (“Marry Me”, 2007) não teve temas no alinhamento num concerto
cheio de energia e sedução.
Depois de mergulhar no público, a artista ofereceu temporariamente a sua guitarra
eléctrica em ‘All Born Screaming’, tema com que fechou uma actuação arrepiante. St.
Vincent é, sem sombra de dúvidas, uma Deusa dos espectáculos ao vivo actualmente.






Galeria Completa “Finneas” aqui:
DJ Sammy Virji no palco Heineken e DJ Boring no palco WTF entregaram sets nada
aborrecidos na hora de deixar um estranho dia no Passeio Marítimo de Algés.
Texto de Diogo Santos.
Fotografias de Jorge Pereira.